Moinhos de Santana - 12 de Junho de 2011


Os Moínhos de Santana (Moinho de Santana e Moinho Velho) fazem parte da silhueta da Ajuda e há quase um ano que andava a prometer-lhes uma visita.

Aproveitei este fim-de-semana prolongado para cumprir a promessa.


A surpresa que foi descobrir que os Moinhos não eram apenas moinhos, mas 5 hectares de espaço verde público! E a relva....um enorme espaço relvado onde quero voltar para fazer um piquenique e dormir uma bela sesta.  É com estas coisas que a Ajuda nos vai conquistando.


Um pouco de história: "Os Moinhos de Santana foram edificados para as Freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso, na Serra de Monsanto, em meados do século XVIII, uma época em que cerca de 100 moinhos moíam a farinha que abastecia a cidade".


O espaço dispõe de restaurante, parque de merendas, parque infantil com um carrossel, circuito de manutenção, rinque de patinagem, pista de skate, coreto, lago com peixes e tartarugas, cascata, anfiteatro ao ar livre com capacidade para 180 pessoas e um miradouro de onde se pode ver o Tejo.

Visitem os Moinhos de Santana e levem a família, vale mesmo a pena!

N.B.: à noite fomos para os Santos e tivémos a sorte de ter visto desfilar a marcha vencedora (Alto do Pina).

Na noite anterior a lua estava fantástica e a nossa casa também!



Algumas imagens:











3 comentários:

Cláudia vp disse...

Este espaço é fantástico!
Fiquei surpreendida com a área e as actividades que tem!
Raimundinha, também quero lá voltar.

Filipe Pereira disse...

Estive lá há pouco tempo com os meus dois bonecos. Não são tão pequenos, nem tão fáceis de arrumar como tu, Raimundinha, e por isso larguei-os no imenso verde do espaço. Moinhos de Santana é sem dúvida um oásis de sossego, a inspirar descanso, uma sandes caseira e uma valente soneca. O café de apoio tem gente simpática. Recomendado.

Vicente da Ajuda disse...

Filipe, quando estiveres pela Ajuda, avisa!