Guarda - 8 a 10 de Dezembro de 2010



Olá Amigos! Um excelente 2011 para todos!

Cá estou eu para vos falar da minha visita à Guarda.
A chegada foi marcada com um nevoeiro bastante cerrado. Tal não me impediu de visitar a parte antiga da cidade (embora com uma abrangência visual limitada).




Fiquei alojada na Residencial Santos, situada perto da praça velha e por onde passa a antiga muralha da cidade. O ambiente é bastante agradável e as pessoas são muito simpáticas e hospitaleiras.

Na manhã seguinte, desfez-se o nevoeiro e descobrimos que o Shopping estava a apenas 50m da nossa residência. O percurso de quilómetros que fizemos no dia anterior (alguns surfistas gostam de fazer o caminho mais "rápido") poderá não ter sido o melhor.

Da minha janela, no último andar, conseguia ver a Sé-Catedral.



Este é um monumento imponente, muito bem conservado e acarinhado pelos egitanienses (este gentílico é conhecimento adquirido recentemente). O guia turístico falou-nos dos estilos e influências góticas e manuelinas, dos espaços secretos na sacristia e também de afectos e da solidão.

A penumbra do espaço fez com que descobrisse as potencialidades do ISO 6400 na Canon 550D.




Passeámos por ruas onde a calçada não se encontra remendada por alcatrão, onde os espaços estão arranjados e os edifícios preservados. Sente-se que existe respeito pela cidade.

É verdade, voltei a desenhar!





A cidade amuralhada é linda de noite. Gosto de passear pelos bairros e pelas ruas serpenteantes. Aviso desde já os mais cépticos que os percursos que optei foram sempre os mais rápidos e directos.

Jantámos e bem, no Solar da Beira e descobrimos que para comer fora-de-horas nada melhor do que a hamburgueria T&M; provem a sandes de entremeada ou as francesinhas!





Visitámos a Torre de Menagem, que fica no ponto mais alto da cidade, com uma vista panorâmica desde os seus 1056 metros de altitude. No interior existe um filme 3D que mostra a evolução da cidade e os edifícios mais emblemáticos.






Antes de partirmos, fui visitar o TMG, Teatro Municipal da Guarda. Um edifício moderno, assente numa base de granito e onde se destacam o betão e o vidro.






Despedimo-nos do Granito e partimos para o Xisto. Mas pelo meio, um transbordo na Covilhã para comprar um pão caseiro e um queijo da Serra.

Algumas imagens:





2 comentários:

Leandro disse...

Gostei do post,sou da Guarda e finalmente vejo alguém falar bem da cidade,(mesmo submersa em nevoeiro).Obrigado e seja sempre bem vinda à Guarda.

Raimundinha disse...

Olá Leandro! Eu adorei a Guarda e o nevoeiro ainda lhe deu um ambiente mais misterioso! Espero voltar!