Curso Pré-Natal (IV, V e VI) 8 a 22 de Março de 2012


Depois das aulas I, II e III, vamos resumir num post as aulas IV, V e VI que foram dedicadas aos sinais de parto, dilatação, epidural e expulsão.

Aprendemos quais os sinais de parto (indicações para depois das 38 semanas):
- Rolhão mucoso (não é sinal de parto) só se aparecer com sangue é que deve ser contactado o médico, de resto tudo tranquilo.
- Rotura das membranas (bolsa rota). Se o líquido estiver transparente há tempo para comer qualquer coisa e ir com calma para o hospital, se o líquido estiver avermelhado ou esverdeado, não comer nada e ir logo para o hospital.
- Contracções rítmicas de 5/5 minutos há mais de 2 horas, aproxime-se do hospital e dê mais umas voltinhas para ter a certeza que estão nesse ritmo ou mesmo 3/3 minutos.


É importante que durante o periodo da dilatação (que pode ser bastante demorado) não se entre numa espiral de que está muito demorado, que nunca mais acaba... é importante pensar que estamos sempre a avançar para o momento mais importante, ter cá o nosso bebé (a pergunta foi feita novamente, eu continuo a achar que não deve dar para dormir nesta fase!)


Na expulsão é muito importante seguir as instruções que nos forem dadas. E não esquecer (o pai estará lá a liderar e lembrar-nos):
- Inspire (no peito)
- Feche a boca
- Queixo ao peito
- "Asas abertas"
- Localizar bem a força e empurrar.
(Agora é importante treinar!)

Este fim-de-semana a M. recebeu um presente muito especial!


Sem comentários: