Casa do Pão de Ló de Alfeizerão - 27 de Agosto de 2010



A Casa do Pão de Ló de Alfeizerão já tem 85 anos e no entanto é um dos segredos mais bem guardados da doçaria portuguesa!

Diz a tradição que a receita do pão-de-ló pertencia às freiras do convento de Cós e que após o seu encerramento, durante as lutas liberais, estas foram acolhidas por famílias de Alfeizerão, a quem transmitiram o seu segredo. Foi esta receita que foi aproveitada pela Casa do Pão-de-Ló de Alfeizerão.



A sua confecção foi transmitida a outros povos, por influência dos missionários portugueses, tendo em conta que na era quinhentista Alfeizerão era um importante porto de mar. Daí que ainda hoje se fabrique na Malásia, Ceilão, Índia, Tailândia e Japão, não sendo de estranhar as muitas visitas de cidadãos japoneses a Alfeizerão para saborear o pão-de-ló no local de origem.

Além do Pão de Ló, as empadas de galinha e os pasteis de nata são as grandes especialidades desta Casa.

Quem lá estava a comprar doçaria era o Toy. A senhora que me atendeu disse-me logo: "e o Sócrates quando aqui vem, finjo que não conheço. E espera como os outros."



Ao chegar a São Martinho, o tempo não me permitiu apanhar sol e tive de optar por comer uns caracóis e umas amejoas numa esplanada à beira baía.





Qual não foi a minha surpresa quando vi o Manél dos Ídolos (é que ele é quase meu vizinho na Ajuda e devo dizer-vos que sou fã do seu estilo frontal!).



Notei que a construção em São Martinho anda um pouco "desregrada" e deixaram construir um mamarracho que agora faz sombra a uma casa tão típica:



Como devem recordar, já tinha feito uma viagem idêntica o ano passado!

Algumas imagens:








Sem comentários: