Casa das Histórias - 25 de Outubro de 2009



O domingo foi mesmo um dia bastante ocupado. De manhã fiz 10km à beira Tejo. Depois de almoço dediquei-me ao desporto favorito de certas autarcas de este do oeste; a saber: ronha
(a saber que a dor de cotovelo da política está cada vez mais persistente)

À tarde fui de comboio para Cascais. Tive de conviver à força com dois "emigrantes holandeses" a passar férias no Estoril que, além de pouco civilizados, ainda confundiram o "dono" (síndrome que eu não contrario, são os médicos que avisam) da minha dona com um fotógrafo alemão.

Depois de ver o "Habitar Portugal" foi tempo de conhecer a Casa das Histórias Paula Rego. Garanto-vos que é um local encantado.

Actualmente a exposição tem obras da Paula Rego, mas a partir de Março do ano que vem terá também trabalhos de Victor Willing (falecido marido da pintora).



Gostei bastante de ver os trabalhos mais antigos (que não conhecia), mas o que mais me fascinou foi ver (ao vivo) as obras relacionadas com os romances 'Jane Eyre' (da Charlotte Brontë) e 'The Wide Sargasso See' (de Jean Rhys, baseado numa personagem de 'Jane Eyre' que Paula Rego desenhou primeiro).
Concordo com a Paula Rego, a Bertha é mais interessante que a Jane.

Também eu vim de lá com uma história doce para contar, mas não vou fazê-lo. Apenas vos digo que envolve mini-macarons de café, 3 provincianos gulosos e uma cafetaria que parecia ser pouco interessante, mas que ao olhar para cima sublinhou a mestria do Eduardo Souto Moura.

Na viagem de regresso ainda deu para aprender que slippers em português se diz 'havaianas' e não 'chinelos' como julgava eu. Estamos sempre a "àprendê"!

Link: Casa das Histórias Paula Rego
Referência no site da Câmara Municipal de Cascais

Algumas imagens:

Sem comentários: