Avante 2010 - 3 a 5 de Setembro de 2010
Olá Cyber-Camaradas!
Apesar de bussolas políticas distintas e de uma asa partida, lá fomos rumo à Quinta da Atalaia para a festa do Avante!
Uns já conheciam o espírito, outros vinham pela 1ª vez! É uma festa cultural e de música com a duração de 3 dias, realizada pelo Partido Comunista Português, onde os visitantes podem assistir a peças de teatro, ranchos folclóricos, grupos corais, dança e concertos de vários géneros musicais.
A Festa tem um pavilhão para cada distrito de Portugal, cada um com a gastronomia, artigos regionais e artesanato dessa região. Também existe a parte internacional, onde destaco a Moamba versão bifana de Moçambique, os Mojitos de Cuba e as Espetadas (que apenas cheirei) de Timor.
Quando cheguei ao recinto, os Deolinda estavam prestes a actuar. As suas musicas puseram todos a dançar.
Depois do wok invisível e de caminhar meio recinto, fomos jantar ao pavilhão de Portalegre onde o tabuleiro do vizinho foi bastante cobiçado.
Para rematar nada melhor do que uma deslocação ao pavilhão de Aveiro: ovos moles e pão de ló de ovar, para compensar o péssimo concerto do Pedro Abrunhosa.
Em Viana do Castelo experimentámos a carne e o bacalhau com broa (mas aqui não se tira as espinhas a ninguém, nem se desfaz o pão) e descobrimos um novo lugar no mapa, o Priol onde vai haver uma cerimónia celebrada pelo sr. Prior.
Ao fim da tarde o comício estava animado, estavam lá pessoas de todas as idades e a Internacional, que afinal é a Carvalhesa, fez saltar todos os camaradas do recinto.
A tarde terminou com uma fila furada, cristas de galo e moscatel de Vila Real.
Não assistimos ao Pavarotti & Friends português e acabámos no trânsito da 25 de abril (para não nos esquecermos que estávamos no "sítio onde são feitos os sonhos").
Em breve voltarei para divulgar mais sobre as minhas férias!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Só tenho uma coisa a apontar... a Internacional não é a Carvalhesa. A Internacional é como se fosse o hino do PCP. A carvalhesa é o hino da festa do Avante! não confundir.
Enviar um comentário