Curso Pré-Natal (IV, V e VI) 8 a 22 de Março de 2012


Depois das aulas I, II e III, vamos resumir num post as aulas IV, V e VI que foram dedicadas aos sinais de parto, dilatação, epidural e expulsão.

Aprendemos quais os sinais de parto (indicações para depois das 38 semanas):
- Rolhão mucoso (não é sinal de parto) só se aparecer com sangue é que deve ser contactado o médico, de resto tudo tranquilo.
- Rotura das membranas (bolsa rota). Se o líquido estiver transparente há tempo para comer qualquer coisa e ir com calma para o hospital, se o líquido estiver avermelhado ou esverdeado, não comer nada e ir logo para o hospital.
- Contracções rítmicas de 5/5 minutos há mais de 2 horas, aproxime-se do hospital e dê mais umas voltinhas para ter a certeza que estão nesse ritmo ou mesmo 3/3 minutos.


É importante que durante o periodo da dilatação (que pode ser bastante demorado) não se entre numa espiral de que está muito demorado, que nunca mais acaba... é importante pensar que estamos sempre a avançar para o momento mais importante, ter cá o nosso bebé (a pergunta foi feita novamente, eu continuo a achar que não deve dar para dormir nesta fase!)


Na expulsão é muito importante seguir as instruções que nos forem dadas. E não esquecer (o pai estará lá a liderar e lembrar-nos):
- Inspire (no peito)
- Feche a boca
- Queixo ao peito
- "Asas abertas"
- Localizar bem a força e empurrar.
(Agora é importante treinar!)

Este fim-de-semana a M. recebeu um presente muito especial!


Feist no Coliseu de Lisboa - 18 de Março de 2012


O tão esperado concerto foi no passado domingo no Coliseu de Lisboa. A fantástica Feist volta a Portugal e desta vez fomos todos (60% do casal já a tinha visto na Aula Magna)!

Antes do concerto, encontrámo-nos com a L., a R., o N. e a L. para jantar. O photo a day challenge fez com que nos voltássemos a reunir (já tinha saudades!). Entre gravidez, bricolage, aquele LUGAR, furos em paredes sem detectores de canalização e outros assuntos, pusemos a conversa em dia. Foi um jantar muito agradável.

A primeira parte do concerto (desconhecido para alguns) ficou a cargo do irlandês Fionn Regan.





A grávida já não aguenta tanto tempo de pé, por isso fomos para o camarote. A vista era excelente e estávamos muito bem instalados.

A L. tem uma excelente visão. Conseguiu reconhecer no meio da multidão, quem jantou connosco mas ficou na plateia.





A M. adorou! Estar durante um concerto inteiro a mexer-se na barriga, só pode significar que gostou!


As miúdas mais giras do 2º balcão:




O concerto foi fenomenal, a voz dela é brutal e a gaja tem estilo "pa caraças"!
Se já gostava do novo álbum, agora então...












No final do concerto a M. teve escolta até à saída e com a ajuda da laranjalface ainda vimos o G. e a F.

Depois de um tempinho na fila lá apanhámos taxi até casa.


Dose Dupla no CCB - 8 de Março de 2012




Por um acaso vimos que as sessões de Jazz, Dose Dupla no CCB estavam a decorrer e decidimos logo ir (o ano passado também fomos).

Por coincidência quem ia actuar nesta noite era Ricardo Pinto e Dan Hewson (o primeiro além de integrar o Quinteto Ricardo Pinto e pertencer à Kumpania Algazarra, é também irmão da F.P., e tu nem sabias da actuação G.O.?)



Ricardo Pinto e Daniel Hewson têm colaborado nos últimos anos. O pianista inglês, residente em Lisboa, integra o quinteto do trompetista português. Nesta actuação trouxeram temas originais e também temas de autorias de Kenny Wheeler, prestando assim homenagem aos trabalhos deste trompetista com o pianista Jonh Taylor.


Nesta fase as preocupações mudam. A primeira foi encontrar estacionamento perto e a segunda era haver um lugar para a grávida se sentar, o cansaço e as dorzecas já começam a fazer mossa.




Tentámos procurar no meio do público os 2 casais mas não os encontrávamos. Pouco tempo depois chegava o casal F. e o casal O. afinal não veio.



Gostei muito da actuação, este tipo de Jazz sim!  A pequena M. também adorou, mexeu-se várias vezes, só pode estar a mostrar o seu agrado! Além disso ela já começa a conhecer este tipo de música, em casa tem ouvido muito o álbum Kind of Blue.







Casal F., sábado às 21h! Ok?


De regresso a casa, relembramos sempre o quanto gostamos de morar nesta zona.



1300 Taberna - 2 de Março de 2012


Hoje foi um dia especial por isso decidimos ir à 1300 taberna no Lx Factory.
Chegámos cedo e para fazer tempo até à abertura do restaurante, decidimos subir até ao 3º andar (nada de especial para esta grávida) para ver a exposição de fotografia que já estava fechada (valeu a pena a subida pelas fotos e pelo espaço que eu adoro!)




Cada vez que cá venho descubro lojas, espaços e recantos novos!



 
O restaurante está num espaço espectacular. A adaptação e a decoração estão magníficas!



Entrámos e encaminharam-nos para uma mesa com uma mensagem associada. Esta é para ti J.P. 2!!



Dilema de grávida: o que quero posso comer.


O chá verde fresco estava muito bom (e é bom para fazer este tipo de fotografias)


Para entrada, umas deliciosas gambas aos saltos com alho e pão frito. O provador do reino fez o seu papel e a grávida só provou um bocadinho, não vamos abusar.




De seguida, açorda de bacalhau e cachaço de porco com ameijoas. Parecia uma porção muito pequena mas enganámo-nos, estava perfeito e muito bom.




Para sobremesa, bolo Eusébio (bolo de chocolate com gelado de frutos silvestres)


Nem todos resistem ao sono, por isso café (só para um!).


Destas chávenas até o Jorge da Amália tem!


Algumas imagens: